Pesquisar este blog

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Construa a sua antena 802.11b

As antenas yagi, são as que oferecem um maior ganho, mas em têm a desvantagem de cobrir apenas uma pequena área, para onde são apontadas.



Você pode imaginar que uma antena yagi emite o sinal num ângulo similar ao de um cone.

O foco concentrado resulta em um ganho muito maior do que o das antenas sectoriais. A maior parte das antenas yagi à venda oferecem ganho de 14 a 19 dBi, mas não é incomum ver antenas com até 24 dBi.

Estas antenas são mais úteis para cobrir uma área específica, longe do ponto de acesso, ou interligar duas redes distantes. Usando duas antenas yagi de alto ganho é possível criar links de até 25 km, o que é mais de que 150 vezes o que o alcance inicial.

Para melhores resultados, uma antena deve ficar apontada exatamente para a outra, cada uma no topo de um prédio ou monte, de forma que não exista nenhum obstáculo entre as duas. Em instalações profissionais é usado um laser para fazer um ajuste fino no final da instalação, "mirando" as duas antenas:

Muita gente tem curiosidade sobre antenas caseiras.
Aqui ensinamos como construir. ganho de 12 a 15db

É muito simples... e sái quase de borla, pois são utilizados materiais que de outra foma seriam lixo.

Material:

- uma lata (pode ser de fruta em calda, pringles, etc...) com aprox 9 a 10 cm de diametro
- um conector tipo N (fêmea, como o da fig da esq.)
- um pedaço de fio de cobre

-0,5m de cabo para ligar ao portátil
- resina epoxica (a velha araldite) p fixar conector á lata

- um pouco de estanho,ferro de soldar e já está

- berbequim, ou mesmo um martelo e um prego, p furar a lata

Construindo a antena:
(Não vamos entrar em grandes detalhes pq isto n é um curso de antenas. Talvez noutra altura se explique de uma forma máis técnica e detalhada)
Agora vamos fazer uma antena muito simples. Agarra na latinha e faz-lhe um furo p o conector a aproximadamente 3cm do fundo. Encaixa-lhe o conector onde já soldou a ponta d cobre d 4mm2 com aprox. 3cm, fixa o conector à lata, liga-he o cabo coaxial, liga ao portátil, procura rede e ja está.
Ver Também:


Share/Save/Bookmark



Boa sorte!
antena 802.11b, caslas, caseira, crack, casa, santo amaro, lucinda anino santos, lagos, deficiente, CASLAS, CASLAS, santo, amaro

Nenhum comentário:

Postar um comentário